quarta-feira, 22 de julho de 2009

Michel Foucault

A vacina

O jornal italiano La Repubblica, 21-07-2009, publicou texto do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984), em que o autor analisa a vacina como "um típico mecanismo de segurança". A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Fonte: UNISINOS




O caráter certo e generalizável da inoculação e da vacinação permitia considerar o fenômeno em termos de cálculo das probabilidades, graças aos instrumentos estatísticos de que se dispunha.

A vacinação tinha isto de relevante: não objetivava tanto impedir a varíola, mas sim provocar algo semelhante nos indivíduos que eram inoculados. Graças a essa espécie de leve doença inicial, inoculada artificialmente, era possível prevenir os outros ataques eventuais da varíola.

Eis um típico mecanismo de segurança. Dupla integração, portanto: no âmbito das diferentes tecnologias de segurança e no interior da racionalização do caso e das probabilidades.

Tudo isso tornava essas novas técnicas seguramente aceitáveis, se não para o pensamento médico, pelo menos para os vários médicos, administradores, responsáveis pela polícia médica e, definitivamente, para as próprias pessoas.

Para ler mais:


Transparência Brasil

Projeto Ficha Limpa

Acervo CULT

Acervo CULT
A revista CULT acaba de digitalizar o conteúdo integral dos DOSSIÊS publicados mensalmente, desde 1997, que se tornaram fonte de pesquisa não apenas para estudantes e professores, mas também para aqueles interessados na obra e na biografia das grandes figuras do pensamento ocidental. CULT é reconhecida por trazer textos exclusivos, produzidos pelos maiores especialistas nacionais. Caso encontre dificuldades, enviar uma mensagem para site@revistacult.com.br.

Quem sou eu

Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Powered By Blogger